marți, 27 noiembrie 2012

O cúmulo da Falta de Caráter

Que a Carta Capital e a Veja não se bicam a tempos, isso a gente já sabe. Ambas adotaram linhas editoriais em campos ideológicos totalmente opostos. Nada tenho contra isso. Muito pelo contrário, em uma democracia com imprensa livre, esse antagonismo não é só aceitável como extremamente necessário e saudável.

Agora, tudo tem limite. Quando a coisa sai do profissional e vai para o lado da agressão pessoal, temos que parar para refletir. Confesso não ser muito fã do Sr. Diogo Mainardi, mas o que o Sr. Mino Carta teve a coragem (ou a falta de caráter) de dizer sobre o filho deficiente do colunista da Veja é algo impublicável! Atitude rasteira, imoral e indecente.

Todo filho é especial, uma benção na vida dos pais, não importa sua condição. Jamais serão um castigo, não importa quantas mentes imorais pensem o contrário.

Lembro de um Vasco x Botafogo, no ano passado, jogado na Ilha do Governador (o Maracanã estava em reformas para o pan.) Em um certo momento, o atacante Romário passou perto do alambrado onde estava a torcida botafoguense. Um infeliz gritou algo do tipo: "Vai cuidar da tua filha retardada!" Na mesma hora o restante da torcida que estava no local cercou o sujeito para tirar satisfação, indignados com aquele comportamento. Não fosse a pm, o sujeito teria apanhado ali mesmo. O que prova que caráter não vem de posição social ou status, mas de uma sólida educação moral. Algo que os torcedores do Botafogo tiveram. Algo que o Sr. Mino Carta demonstrou não ter.

Deixo aqui meu apoio e admiração ao Mainardi, não pela humilhação sofrida, mas pela postura adotada, de não responder a algo tão baixo e vil. Eu, se estivesse no seu lugar, não teria essa nobreza de espírito. Teria feito como o Olavo de Carvalho sugeriu brilhantemente em sua coluna: dado uma sova no infeliz no meio da rua e em plena luz do dia, para ficar registrado.

Com família não se brinca. Especialmente com filhos.